sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Qual a lógica?

Estou lendo um livro super legal sobre Neuromarketing que se chama A lógica do consumo.
Neuromarketing, como diria Martin Lindstrom (autor), é “a chave para abrir o que chamo de nossa lógica de consumo – os pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que impulsionam as decisões de compra que tomamos em todos os dias de nossas vidas.”
Neste livro o autor conta dentre outras coisas, sobre uma pesquisa que começou a fazer a respeito do vício do cigarro.
Ele selecionou cuidadosamente várias pessoas fumantes para o teste.
O engraçado foi o depoimento de cada um. Porque será que quase nenhum fumante adimite o vício?
“Alguns descreviam a si mesmos como fumantes sociais – um cigarro pela manhã, um segundo durante a hora do almoço, talvez mais uma meia dúzia caso saíssem para farrear com os amigos à noite. Outros confessavam ser dependentes havia muito tempo, fumando dois maços por dia. Todos eles juravam fidelidade a uma única marca...”
Como sabíam que não poderíam fumar nas próximas 4 horas (por causa dos testes), eles se amontaram na porta do prédio e tentaram acumular o máximo de nicotina e alcatrão nos seus organismos.
Porque as advertências atrás dos maços de cigarro surtiam somente um pequeno efeito, ou nenhum, nas pessoas que o compravam?
São sempre frases fortes, com imagens pertubadoras.
Já foram proibidas as propagandas em qualquer meio de comunicação.
E o consumo continua crescrendo.
Um mistério que assombra os profissionais de saúde, fabricantes de cigarro, fumantes e não fumantes.
Você vê na padaria um cidadão comprando um maço e a caixa pergunta: Você quer o que tem a foto da impotência ou câncer?
Ridículo!!! Nós somos burros mesmo né?!
Como diz no livro “Os fumantes são seletivamentes cegos em relação a imagens de advertência?”
Na verdade acho, quer dizer, tenho certeza que eles pensam que nunca vai acontecer com eles e que são imortais.
Ou ainda: “Um dia vou morrer mesmo”
Você sabia que um terço dos homens adultos do mundo, mesmo sabendo dos danos que isso traz, continuam a fumar?
Aproximadamente 15 bilhões de cigarros são vendidos a cada dia, isso dá 10 milhões por minuto!
Tem pessoas que acham que fumar cura o mal de Parkinson, alivia os sintomas da esquizofrenia, aumenta a eficácia das células cerebrais e aumenta o desempenho no trabalho.
Outro fato interessante: 60% dos médicos fumam. E olha que eles vêem milhões de pessoas morrendo por este motivo.
Bem... são muitos os fatos e na verdade estou curiossíssima para saber o que o autor conclui sobre isso.
Vou continuar lendo e escrevo para vocês na próxima semana.

P.S.: Bem que este texto podería fazer algum fumante pensar a respeito, apesar de duvidar.

2 comentários:

  1. Acho que as propagandas de advertência não funcionam porque 90% dos fumantes são pessoas esclarecidas, tem seus conceitos e opiniões muito bem definidas e não se deixam assustar por uma mera foto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau com a Danna.
    A maioria dos fumantes são pessoas esclarecidas. E as fotos contidas nos maços de cigarros não são capazes de banir o vício.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...