segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
A verdade sobre os contos de fadas
Estou com este post na cabeça há um tempão, desde que li ano passado um livrinho da Bela Adormecida.
A princesa estava dormindo a 100 anos quando o príncipe a encontra e a beija.
Não vou desfazer da magia do conto de fadas, houve o encantamento, ela adormeceu e assim permaneceu estática por 100 anos.
Quando o príncipe chegasse ela estaria coberta de pó, suas vestes amareladas pelo tempo e seu hálito... não quero nem imaginar! Seria como beijar uma múmia!
Quem é que quer beijar uma desconhecida que acabou de acordar e nem escovou os dentes?
Na história da Rapunzel, a mãe grávida teria visto um fruto no jardim da vizinha que por acaso é uma bruxa. Ela quase morre de tanto desejo, o que faz o marido invadir o terreno da bruxa para pegar. A bruxa então, em resposta ao roubo exige a criança como pagamento da dívida.
Essa história é um absurdo atrás do outro.
Primeiro, porque uma pessoa mora ao lado de uma bruxa? Principalmente naquela época onde as bruxas eram tão odiadas e tão temidas?
Porque a bruxa não foi expulsa da cidade com tochas? Ou porque o casal não escolheu outra casa para morar?
Segundo, a lição da história não é de que a bruxa é má e etc. A lição é que a cobiça da esposa foi a fonte de todo mal deles.
Porque ela teve que desejar justamente o fruto vizinho? Aliás, porque ela ficou espiando o jardim dos outros? Em tempos de Facebook essa atitude parece muito atual....
Terceiro: o marido provavelmente é um bobão, que submisso às vontades da esposa foi roubar o fruto. 2º pecado, roubo.
A bruxa está no canto dela. Neste ponto quem é a parte má? A bruxa está de boa cultivando seu jardim e o casal cometeu dois pecados, cobiça e roubo.
Se o casal tem coragem de morar ao lado de uma bruxa, porque não teve coragem de pedir a fruta?
Quarto: a esposa quase morreu de vontade. Bom, eu não acredito nem quando dizem que criança adoece por passar vontade vou acreditar na esposa? Ou ela está doente por outro motivo ou é só encenação.
O máximo que iria acontecer é a filha dela nascer com cara de fruta.
Último: quando a bruxa exigiu a criança, porque os pais à entregaram? Que pais são esses que entregam sua filha a uma bruxa sem nenhuma resistência?
Quando a bruxa disse que pegaria a filha deles, na mesma hora eles deveriam ter fugido e escondido a menina, ou convocado a cidade para queimar e enforcar a bruxa (não que eu seja a favor disso, mas na época seria a solução).
Os pais simplesmente não fizeram nada. Eles amavam tanto a filha que esperaram e deixaram a bruxa a levar.
Essa parte da história é muito abreviada, e tão absurda que a Disney mudou o começo ao fazer o desenho da Rapunzel.
Voltando à Bela Adormecida, só porque não foi convidada ao baile é motivo para jurar uma criança de morte? Certamente devem haver outros motivos ocultos que não são falados na história. Isso não é motivo suficiente nem para uma bruxa.
Meu palpite é de que o Rei tinha um envolvimento amoroso com a bruxa e a trocou pela Rainha. Ai sim seria motivo. Mulher traída, bruxa ainda por cima é capaz de tudo.
Na história de João e Maria as coisas só aconteceram porque os dois cometeram o pecado da gula.
Na história da Cinderela, ela cometeu o mesmo erro que muitas meninas cometem, dar o telefone errado. No baile ela se deu bem com o príncipe, ficou com ele, então porque não dizer seu nome antes de sair correndo feito louca?
Afinal, mesmo que tenha vergonha de ser feita de empregada pela madrasta, ela ainda tem um sobrenome, pois o pai tinha sido um nobre.
A verdade é que no meio das histórias existem várias entrelinhas que nos mostram que nem contos de fadas são contos de fadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho uma visão muito realista que não condiz com a magia da história.
ResponderExcluirSe fóssemos contestar tudo quanto é filme e história seria tudo muito chato.
Concordo com o fato de nem o conto de fadas ser tão perfeito assim!
ResponderExcluirMas isso que acho legal!