quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Língua Portuguesa

Não, não será um aula de português...rs
Mas estive pensando como nossa vida SERIA mais fácil SE a nossa maravilhosa gramática não conjugasse o verbo no FUTURO DO PRETÉRITO!
Não lhe parece loucura algo pertencer ao futuro já sendo passado e não ser presente?!? A mim parece!
Como nossa vida gira em torno dos SEs, SE isto acontecer, SE aquele garoto me olhar, SE o chefe não brigar, SE ele me pedir em casamento. O futuro do pretérito é isso, o talvez, o quem sabe!!!
Os homens utilizam deste artifício para saberem até onde podem chegar. Colocando o verbo neste tempo, não comprometem-se e recebem todas as respostas desejas. Quem nunca ouviu um _ Eu PODERIA te ligar amanhã pra marcarmos algo? Ai, ficamos empolgadas, nem dormimos direito esperando o telefone tocar, mas para que?! Ele não disse VOU te ligar, disse PODERIA te ligar, parece bobeira, mas não é, nada foi prometido, foi um talvez, um pode ser que .... Precisamos tomar mais cuidado com essas perguntas que não levam a nada concreto!!!
Quantas expectativas criamos em cima destas ilusões, quantos planos organizados, como: quando terminar a faculdade, GOSTARIA de comprar uma casa para nós; MARCARIA a data do casório para daqui a 7 meses; PODERIAMOS jantar no final de semana. Essas são apenas algumas amostras do que acontece, e tudo por causa do SE, do futuro do pretérito, que “não existe” e ao mesmo tempo, está tão presente no nosso dia-a-dia.
Vamos trazer os acontecimentos para o agora, verbos como: QUERO, DESEJO, MARCAREMOS, POSSO, devem transitar em nossas frases, pois com elas os sonhos ficam mais possíveis, palpáveis, perto da realidade. Pois essas frases tornam-se metas, objetivos e não apenas ilusões. Planos soltos no ar são levados pelo vento.
Não vamos planejar algo no talvez, vamos traçar metas claras, caso seja necessário, abrir estradas para chegar ao objetivo. E isso vale para todos os momentos e situações. Não só na vida pessoal, mas profissional também, quantas vezes construímos castelos de areia e nem nos damos conta?!!
O presente tem que estar presente, e o futuro planejado com responsabilidade. Vamos reformular nossos pensamentos para que as frases façam a diferença. E deixar para usar o futuro do pretérito, o tão famoso TALVEZ e/ou SE, quando realmente for o DESEJO. PRESENTE E FUTURO esses são os tempos verbais importante, e as vezes o pretérito, pois recordar faz parte! Vamos conjugar os verbos fazendo deles nossos aliados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...