quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Beijo sob o ramo de visco


Não sei se já tinha falado para vocês antes, mas o Natal é minha data comemorativa preferida.

Uma das tradições que acho legal é a do ramo de visco.

Visco é um arbusto com frutos brancos ou vermelhos e que deixa o Natal ainda mais gracioso.
Os celtas consideravam o visco um amuleto de proteção contra doenças, raios e feitiços. Por permanecer sempre verde, era também símbolo de imortalidade.

A tradição européia diz para pendurar um ramo de visco na viga ou vão da porta de casa durante o ciclo natalino. Duas pessoas que passarem ao mesmo tempo debaixo do ramo, devem trocar um beijo em sinal de amizade.

Para os vikings do século VIII, o visco tinha o poder de ressucitar as pessoas. Conforme uma lenda antiga, Balder, Deus do Sol, sonhou que ia morrer. Sua mãe, Frigga, a deusa do amor e da beleza, ficou furiosa com seu sonho e disse que se ele morresse, tudo na Terra morreria também. Para certificar-se da segurança de seu filho, Frigga foi até todos os elementos, ar, fogo, água e terra, e também até todos os animais e plantas e pediu que o protegessem.

O único inimigo de Balder, Loki, encontrou um furo no pedido de sua mãe , o visco. O visco cresce em uma árvore na qual fica colado; portanto, não tem raízes próprias e não poderia ser afetado pelo pedido de Frigga. Loki fez um dardo envenenado com visco e enganou o irmão cego de Balder, Hoder, atirando o dardo que matou Balder.

Por três dias, todos os elementos fizeram de tudo para trazer Balder de volta à vida, mas não conseguiram.
Finalmente, as lágrimas de Frigga transformaram o visco vermelho em branco, ressuscitando Balder. Desta forma, Frigga mudou a reputação do visco e beijou todos que passaram por baixo dele por gratidão pela vida de seu filho.

Alguns povos também acreditavam que o visco garantia a fertilidade.

Outras tradições dizem que o homem deve arrancar uma frutinha do visco ao beijar uma mulher. Quando todas tiverem acabado, chega de beijos embaixo dele. Acredita-se que uma mulher solteira que nunca foi beijada embaixo do visco vai ser uma solteirona para sempre.

Na Inglaterra esse ritual é visto como promessa de casamento, felicidade e longevidade.
Mas o que a maioria acredita é que aqueles que beijam debaixo do visco vão ter o amor eterno de seu parceiro.

Não é romântico?!

Já comprei o meu visco!

Meu natal será repleto de beijos!!!!

Segue um vídeo da Coca-Cola que ilustra essa tradição:

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...