segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa na Eslováquia
















A Eslováquia é um país Europeu que na Páscoa tem uma tradição um tanto quanto diferente.

De quinta a segunda, cada dia tem uma tradição diferente, mas a que me chamou atenção é a de segunda-feira "Veľkonočný pondelok".

Neste dia o costume é jogar água nas mulheres e chicotear suas pernas (chicotear talvez seja uma palavra pesada demais...) com uma varinha cheia de fitas.

O objetivo é purifica-las, espantar os males e deixando-as saudáveis, belas e férteis para a primavera.

A primeira vista é uma tradição chocante para mim. Se eu fosse eslovaca eu não sairia de casa neste dia. Mas não adiantaria, pois os próprios pais acordam suas filhas e esposas com baldes d´água.

Bom, se a tradição terminasse por ai tudo bem, mas não... as mulheres não vão levar apenas um banho d´água, elas vão levar váaarios, pois os homens passam o dia visitando todas as mulheres que conhecem, para jogar-lhes água e chicotear as pernas...

E em troca a mulher ainda tem que lhes presentear com ovos decorados, comida ou bebidas álcoolicas.

Se repararmos nas fotos, veremos que muitas das mulheres estão sorrindo, afinal, isso acontece desde que nasceram, e vão acontecer sempre, nem as senhoras escapam. Então, elas devem entrar no espirito né?

Nem tanto, a opinião das eslovacas é controversa. Li o depoimento de uma menina dizendo que os homens amam essa tradição, e as mulheres odeiam. Mas no dia seguinte competem com a quantidade de visitas que cada uma recebeu. (!!)

Essa mesma menina dizia que na hora do almoço todos os homens estavam bebâdos, e ela odiava isso...

Sei que tradição é tradição, e quem sou eu para julgá-los, mas não creio que ela tenha começado como essa brincadeira sem graça.

A origem da tradição é a natureza, então a tradição real deve ser a mulher banhar-se em rios ou cachoeiras para purificar e o chicote diz que estimula o fluxo do corpo da mulher.

A parte de ficar jogando baldes d´água, nas mulheres, e ganhar bebidas alcoólicas é a parte machista da história. Pois os homens não perdem uma oportunidade de sacanear as mulheres.




















































































2 comentários:

  1. A maioria deve gostar, mas achei estranho também... e machista!

    ResponderExcluir
  2. Não gostei e nem gostaria de morar lá. Deveriam tb ter o objetivo de purificar os homens e torna-los mais saudáveis, belos e amavéis com suas mães, irmãs, esposas, filhas,amigas, etc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...